Iolanda Aida de Medeiros Campos, profesora, Brasil
Estamos vivenciando um período de isolamento social como estratégia dos governos federal e estadual para conter o avanço da covid-19. Essa pandemia tem levado todos os setores político, econômico e social a desenvolverem estratégias para dar continuidade as suas atividades mesmo com a impossibilidade da mobilidade da sociedade. A educação também passa por esse desafio, de ser desenvolvida mesmo com o isolamento social. Isto posto, esse relato de experiência tem por objetivo externar como tem sido realizada a atividade docente nesse período de pandemia da covid-19. Metodologicamente esse relato é classificado como descritivo “ As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno”(GIL,2002).
A Educação no Período do Pandemia
No atual período de pandemia causada pela covid-19 a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, da qual faço parte do corpo docente, optou por cancelar a atividade de ensino, por entender que nem todos os discentes têm desktop, notebook e acesso à internet. Inviabilizando, portanto, a educação a distância.
“Tal situação evidencia a questão socioeconômica da sociedade, na qual paradoxalmente vivemos um período de elevado desenvolvimento tecnológico no setor de comunicação, e por questão econômica muitas pessoas de baixa renda não têm acesso a elas”.
Entretanto, estamos realizando o home-office, particularmente estou orientando, via e-mail, um discente do programa de iniciação científica. Realizando o planejamento das aulas e desenvolvendo pesquisa, a partir somente de levantamentos bibliográficos, devido ao isolamento social, passado esse período pretendo dar continuidade realizando as pesquisas de campo. Também tenho participado de reuniões do Colegiado do Curso de Geografia, por meio de vídeos-conferências.
Somando-se a essas atividades, foi disponibilizado pela universidade o Curso de Formação de Professores para utilização da Plataforma AVAUEA – Módulo Básico, com o objetivo de se utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs associadas às aulas presenciais. Considerando-se que as TICs estão cada vez mais presentes no processo educativo, conforme o exposto a seguir:
O uso das TICs no processo para educação, tem se mostrado de uma maneira muito eficiente e vem se solidificando dentro do cenário educacional […]. Sabemos que o uso dessas novas tecnologias, implicam em uma nova forma de pensar, agir e aprender. Para que essa educação ocorra, precisam-se usar adequadamente todas essas ferramentas […]. (SILVA,2018).
Em suma, as TICs estão em processo de consolidação na atividade educacional, porém, como fora citado anteriormente, para a realidade dos países pobres como o Brasil, o desafio não é o uso das TICs, e sim uma justa distribuição de renda para que todos tenham acesso a elas.
RELATED ITEMS